Momento de Reflexão

 SEM NADA PARA TRÁS
No final dos seus dias não serão os anos da sua vida que irão contar, e sim a vida dos seus anos.  Abraão Lincoln
Se existe algo que tenho aprendido e guardado ao longo dos anos é que a vida é algo muito precioso. Não existe garantia alguma da extensão e duração da nossa vida. Agora estamos aqui; daqui a um minuto talvez não estejamos mais. Com esse fato incontestável em mente quero encorajá-lo a pensar em todas aquelas coisas que você gostaria que seus entes queridos soubessem, no caso do seu desaparecimento.

Não existe um momento mais propício do que este para você dizer àquelas pessoas o quanto você as ama e admira. Não decida que você terá todo o tempo que quiser para fazer algo que precisa ser feito ainda hoje; isso porque a ninguém é garantido um amanhã. Lembre-se de que ontem já é passado; amanhã é o futuro, e hoje é o presente. Esta é a razão pela qual é chamado PRESENTE. A vida é um tesouro, um presente precioso de Deus.

Pare aquilo que está fazendo e faça o que você precisa fazer! Não importa qual seja a sua situação; tampouco o que esteja enfrentando na sua vida. Eu simplesmente espero que você possa alcançar a paz de mente, por não haver deixado no esquecimento nada que teria que ser dito.

Nélio Da Silva
Para Meditação:

Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Tiago 4:14

ABANDONE A IRA 


           Tome cuidado para não explodir a ponte que você terá que atravessar. "Winston Churchill'"

     Como todo o mundo, você tem seus dias bastante difíceis. As pessoas lhe trazem desapontamentos e problemas, eventos e circunstâncias o afligem, projetos se atrasam indefinidamente, contas se acumulam, e as demandas e pressões parecem nunca chegar ao fim. Tudo isso não lhe é mesmo muito familiar?
    A sua primeira resposta pode ser a de reagir com ira, pela frustração com respeito a colegas de trabalho, membros da família, amigos, sócios, ou até mesmo pessoas que lhe são totalmente estranhas. Infelizmente, porém, agir sob o impulso da ira só irá lhe trazer pesar, num futuro próximo. A dura realidade é que algumas vezes uma porta batida com violência contra o rosto de alguém é uma porta que jamais irá se abrir novamente.
    Momentos de ira não devem necessariamente se transformar em erupção vulcânica. Se você puder aprender a controlar a sua ira, você também aprenderá a colher os frutos que o equilíbrio é capaz de lhe dar. Esperar – em meio ao desapontamento e à ira – poderá lhe trazer incalculáveis dividendos em forma de sabedoria e maturidade.


Nélio Da Silva


Para Meditação:

Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente isso acabará mal. Descansa no Senhor e espera nele. Salmos 37:7-8
 
           Pensamento de um poeta desconhecido

"Que o murmurar do vento te leve um beijo carinhoso e eterno e me deixe em seus pensamentos para que a distancia não apague em ti a minha existencia."

Autor desconhecido.

Momento de Reflexão Colaboração - Sgt. Flávio Kenedy - PMMG

O VALOR DO SILÊNCIO


Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar. Rei Salomão

      Talvez a sua maior e mais urgente necessidade no dia de hoje seja a de exercitar o silêncio. Como é difícil permanecer em silêncio e quietude, quando o que mais desejamos é falar! O fato, porém, é que existem certas circunstâncias que não podem ser confrontadas senão pelo precioso valor do silêncio.
      Constantemente somos advertidos de que tudo deve ser “colocado para fora” se é que realmente somos “honestos”e “abertos”.
      Salomão escreveu: “Ao fofoqueiro não se pode confiar um segredo, mas quem merece confiança a sete chaves o guarda.” Provérbios 11:13
(Mensagem): Quero encoraja-lo a exercitar o silêncio frente a qualquer situação dolorosa e injusta. Que ela receba seu silêncio como resposta. Deus, que tudo vê e tudo sonda, certamente lhe dará a recompensa por você haver exercido algo extremamente precioso ao seu coração: o silêncio.

Nélio Da Silva

Para Meditação:
O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala. Provérbios 11:12

ADMITA O SEU ERRO… E RÁPIDO!

Ao admitir prontamente o seu erro, você limpa a atmosfera e envia uma importante mensagem a respeito de autorresponsabilidade. Chris Wagner


Todos nós erramos!! Mas por que as pessoas têm tanta dificuldade em admitir um erro?

Ao cometer um, admita-o. É importante que você faça isso o mais rapidamente possível, faça isso no momento em que você se dá conta do ato, enquanto esse erro está afetando outras pessoas. Se você não fizer isso, você irá mandar uma silenciosa, mas poderosa mensagem de que você está jogando a culpa em outros.

Erros raramente passam despercebidos. Além disso, a maior parte da energia gasta tentando encobrir um erro só faz prolongar a angústia e aumentar a pressão para não lidar com o problema ou buscar a solução para o problema. Quando você, sinceramente, admite os seus erros, as pessoas passam a desenvolver um respeito ainda maior pela sua integridade, honestidade e humanidade.

E melhor ainda… elas passarão a confiar em você ainda mais!

Pr. Nélio DaSilva (adpt. Flávio Kenedy)

Para Meditação:

O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e as deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13


Tenha um ótimo final de semana com o Senhor Jesus!

DE VOLTA AOS SONHOS

Nós crescemos pelos nossos sonhos. "Woodrow Wilson"

Nós nos envolvemos tão intensamente nas atividades do dia a dia que, frequentemente, nos esquecemos de apreciar a real substância da vida. Esquecemos de viver. Perdemos de vista os nossos sonhos.
Qual é o seu sonho? Certamente você tem pelo menos um. Os seus sonhos estão vivos. Eles podem estar enterrados, mas estão vivos. Você sabe disso porque, eventualmente, se conecta com eles. Você vê alguma coisa, você ouve alguma coisa, e você sente um aroma que lhe traz à lembrança sentimentos e expectativas de muitos anos atrás. São os seus sonhos que voltam até você. Voltam com vigor, com intensidade. E você até sente no peito um profundo pesar por não ter perseguido aqueles sonhos com tenacidade e compromisso.
Deus lhe chama de volta aos seus sonhos. Ainda há tempo para você realizar os sonhos da sua vida. Para Deus absolutamente nada é impossível. Submeta-se a Ele e volte aos seus sonhos e você ainda poderá experimentar uma vida plena e abundante de significação.

Para Meditação:
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.

ARMADILHA PERIGOSA

A sua boca é o estábulo da sua influência. Karl Richard.

Realmente... cada palavra que sai da sua boca assemelha-se a um cavalo. Alguns cavalos são bem treinados, muito bem limpos e tratados. Esses são os cavalos de corrida. Eles têm uma forte e poderosa energia atrelada à sua incrível habilidade. Quando um cavalo de corrida sai do estábulo, o que se espera é que ele traga a seu dono muitas recompensas e preciosos prêmios.
Existem no entanto outros cavalos que são selvagens, e o fator dominante neles está no perigo sempre iminente dos seus coices. Eles podem ser destrutivos, a ponto de inclusive tirarem a vida de alguém.
Eis aqui o paralelo: toda vez que você abre a boca, esteja consciente de que você se assemelha a um cavalo que acabou de sair do estábulo. Tenha pois cuidado com as suas palavras, porque elas são como um cavalo bem treinado. Esteja certo de que elas serão frutíferas e atingirão um bom propósito, isso porque – à semelhança de um cavalo selvagem – elas podem trazer muitas dores. Em outras palavras: esteja constantemente alerta ao poder devastador ou abençoador da sua língua!

Para Meditação:
A boca do insensato é sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma. Provérbios 18:7

ENFRENTE A SITUAÇÃO

Todas as vezes que você se depara com uma situação difícil, você tem basicamente duas escolhas: você pode optar por enfrentar a situação ou deixar que a situação o enfrente. Quando você toma a iniciativa de enfrentar você se coloca num posição de controle. Essa é uma alternativa muito melhor do que permitir que problemas venham lhe controlar. James Gardner Quanto mais rapidamente você enfrentar uma situação indesejada mais chances você terá de exercer algum controle sobre ela. Se você esperar até que não mais seja possível evitar, muitas das suas melhores opções já terão desaparecido.
Não é diversão alguma enfrentar uma adversidade, existe muitas outras coisas que você poderia de estar fazendo, mas essa experiência pode ser - por mais paradoxal que possa parecer - bastante gratificante. Fale com Deus, exponha seu coração e vá confiante... e agressivamente enfrente situação enquanto é tempo de ainda resgatar uma valiosa oportunidade.
Fazer de conta que o problema não existe não fará com que ele desapareça. As chances de fazê-lo dissipar vem através de uma corajosa atitude de confronto. Olhe para o problema, reconheça-o como ele realmente é, lide com ele e use a sua energia para seguir vitoriosamente em frente. Desistir, é uma solução permanente para um problema temporário! Pense nisso!!!

NUNCA DESISTA!
Nunca, nunca, nunca desista! "Winston Churchill"

A única maneira de você perder, é: desistindo. Se você continua firme no seu esforço, você ainda não perdeu. Todas as pessoas enfrentam retrocessos. São porém os vencedores que enfrentam o maior número deles; isso porque se valem do tempo que for preciso para alcançarem seu objetivo.
Tudo lhe parece estar fechado, em todas as direções? Então essa é a hora de se tornar criativo, ainda mais flexível e aberto às possibilidades, que certamente já existem. Algumas vezes, quando todas as portas parecem estar fechadas, uma pequeniníssima abertura pode rapidamente surgir, e inesperadamente um novo horizonte se abre. E que ótima oportunidade... a certeza de realização é capaz de lhe permitir sair fora de um tremendo beco sem saída! "A misericórdia do senhor é a causa de não sermos consumidos..."
Não desista!!! Não se detenha no desencorajamento e na frustração transitória... tais coisas fazem parte da jornada. A vitória tem um sabor muito mais delicioso, exatamente em razão disso. Use os retrocessos, valha-se de cada desapontamento como um instrumento de maior determinação. Nunca desista. Tenha sempre a certeza de que você será um vencedor.

Desistir é uma solução permanente para um problema temporário.

Para Meditação:
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.

Salmos 121:2-4

CONSEQÜÊNCIAS

Nós podemos fugir das nossas responsabilidades, mas não podemos fugir das suas conseqüências. Sir Josiah Stamp
M anter-se constantemente focalizado numa determinada rota é – em grande parte - uma questão de olhar para a frente e considerar as conseqüências daquilo que você está fazendo. As suas ações são impotentes em si mesmas para mudar aquilo que já aconteceu. Alterar o passado é impossível. O fato é que as ações e atitudes que você está assumindo hoje terão sem dúvida nenhuma como resultado algumas conseqüências futuras.
Toda ação traz indefectivelmente consigo as suas conseqüências. Uma vez assumida, dá-se início a um processo, e seus resultados são inevitáveis. Portanto, é fundamental que se considere de antemão seu peso e suas conseqüências, agindo-se sempre de antemão com os olhos voltados para um eventual resultado daquela ação.
Você não tem como desconectar das ações suas conseqüências. Contudo, ao controlar suas ações você pode controlar com segurança suas conseqüências. Tenha sempre estas em mente, e suas ações o levarão precisamente aonde você deseja que elas o levem.

Para Meditação:
O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.

PESSOAS DIFICEIS

Gente ferida fere outras pessoas com muita facilidade. “John Maxwell”

A s pessoas com as quais você tem grande dificuldade de lidar são também aquelas que podem ser os seus mais valiosos mestres. Isso porque os problemas que você tem com elas não são necessariamente em função da maneira como essas pessoas são ou agem, mas sim, da maneira que você reage a elas.

Aprenda a lidar com pessoas difíceis e você irá aprender valiosas lições a respeito de si mesmo. Aprenda a se relacionar positivamente com pessoas difíceis e você irá desenvolver habilidades que pode muito lhe ajudar em muitas outras situações desafiadoras.

As pessoas são aquilo que são. Desista de tentar mudá-las, julgá-las ou condená-las e olhe pelo valor que elas podem oferecer. Algumas vezes esse valor é algo que está profundamente oculto e quando você o encontra, acaba encontrando um tesouro preciosíssimo; algo que poucas pessoas investem tempo em descobrir. As pessoas com as quais você interage são espelhos que ajudam a ver algumas coisas dentro de você. Com algumas pessoas esse espelho pode ser difícil de olhar, porém, quando você tem a coragem de faze-lo as recompensas podem ser maravilhosas.

Para Meditação:
Ensina-me o bom senso e o conhecimento. Salmos 119:66

POSITIVAS POSSIBILIDADES

Todos nós vivemos debaixo do mesmo céu; mas nem todos nós temos o mesmo horizonte. Konraid Adenauer
A vida é parcial quando trata de negativos e positivos. Você só pode cair até um determinado limite, mas não existe limite sobre quão alto você possa subir. Existem situações na vida que as coisas não podem piorar mais do que já estão, mas não existe uma situação onde as coisas não possam ficar ainda melhor. Você só pode perder até um determinado limite, mas não existe limite para aquilo que você possa ganhar.
Em cada aparente retrocesso vem a oportunidade de crescer e seguir em frente com uma nova e positiva atitude. Em cada triunfo aumenta a possibilidade de novos triunfos. Em cada situação, está presente o positivo potencial.
Sim, os riscos estão presentes. Sim, os riscos são finitos. As possibilidades são infinitas. Não importa quem você seja e nem quais sejam as suas circunstâncias, as suas possibilidades sempre superam os seus problemas. Essas positivas possibilidades são suas para que você as viva no melhor do seu potencial.

REFLEXÁO PARA TODOS NÒS
O PODER da LÍNGUA

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o
vizinho acabou sendo preso.
Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi
solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (ocaluniador).
No tribunal, o caluniador disse ao juiz:
Comentários não causam tanto mal...
E o juiz respondeu:
Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois
pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã volte para ouvir a sentença!
O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem - o vento
deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!
Ao que o juiz respondeu:
Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado;
Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!
Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.
No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras que vão te odiar pelo mesmo motivo.

Um forte abraço

Flávio Kenedy

A VITÓRIA ESTÁ PRÓXIMA!

Nunca, nunca, nunca desista! Winston Churchill

O que fazer quando parece não existir mais nenhuma esperança? Você continua seguindo em frente. Qual é a melhor opção quando você sente que está prestes a desistir? A melhor opção é seguir em frente. Como responder quando as circunstâncias são todas contra você? A mais eficiente resposta é continuar ativamente trabalhando e com os olhos para frente não se importando com todos os outros fatores.
Tudo que você conhece tem como base a experiência do passado, porém, o futuro não tem que necessariamente se igualar ao passado. Isso porque, nesse momento, você pode tomar uma ação que pode determinar um novo futuro e mudar o modo como as coisas, hoje, estão.
Apesar de ser muito fácil pegar o melhor atalho e desistir, apenas lembre-se disso: quando você está no ponto de desistir, você também está no ponto onde os valores máximos podem ser criados.
Se você está querendo desistir, então você não tem nada a perder e tudo a ganhar ao decidir seguir em frente. Vá em frente porque a vitória está próxima, e lembre-se:

Desistir é uma solução permanente para um problema temporário!!!

Para Meditação:

…uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.


Filipenses 3:13-14

ONDE ESTÁ VOCÊ?

"Vocês podem me acorrentar, me torturar; podem até mesmo destruir o meu corpo, mas nunca irão aprisionar a minha mente."  Mahatma Gandhi

O famoso Princípio de Pareto nos ensina uma lei universal inconstestável: 80% de todos os problemas são causados por 20% das pessoas. Oitenta por cento das vendas são feitas por 20% dos vendedores; 80% de X é causado por 20% de Y. Pareto está absolutamente correto.
              É seguro afirmar que 80% das pessoas que compõem qualquer população - ou provavelmente mais - permanecem na mediocridade. Essas pessoas não se conectam com excelência na sua vida pessoal ou profissional. Por outro lado, apenas 20% de qualquer população - ou provavelmente menos – se transformam em grandes realizadores. Nenhum de nós está imune a essa possibilidade.
             Onde está você? A sua luz está iluminando e aquecendo outros ao redor? Ela está trazendo o brilho daquilo que uma vida pode ser - uma poderosa e positiva influência para que todos possam ver; uma luminosidade que reflete o caráter de Deus, cheia de graça e abundante espiritualidade, ou reflete tão-somente o cansaço de viver?

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4:13,14

DESFRUTANDO A VIDA

Preste atenção no mundo à sua volta; veja o que está acontecendo e desfrute a vida ao redor Alexandra Kaplan

Imagine que você tenha a oportunidade de atravessar o país de ponta a ponta, numa viagem de carro. Você pode parar no lugar que bem entenda, gastar o tempo que quiser e onde quiser. Será que você irá focalizar a sua atenção apenas no destino final, e simplesmente dirigir direto até lá? Ou você irá usufruir cada detalhe da viagem, desfrutando o cenário, as diferentes paisagens e culturas, ao se encontrar com pessoas e lugares até então desconhecidos?
Todos os dias você tem a oportunidade de fazer uma viagem de “ponta a ponta.” É uma oportunidade que se renova uma vez na vida; uma viagem de vinte e quatro horas, que nunca serão exatamente iguais às anteriores. Como você gostaria de gastar esse tempo? Ao desfrutar cada minuto, parando para saborear cada nova oportunidade ou simplesmente se focalizando num determinado alvo, sem nada mais ver à sua frente?
Hoje você pode alcançar qualquer destino que estabeleça como alvo. Entretanto, como você irá fazer isso irá determinar de que maneira esse dia será marcado na sua memória, e como será desfrutado. Quero encorajá-lo a fazer um esforço no dia de hoje: observar detidamente o rosto de alguém, uma faceta da natureza ou até mesmo o mais simples evento na sua jornada rumo ao amanhã.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Salmos 118:24